As tradicionais Bandas de Música no Estado de Minas Gerais, em geral, são como verdadeiros conservatórios e berçários ao promoverem a inclusão de muitos jovens ao mundo da música, auxiliando inclusive no direcionamento profissional, contribuindo na formação de verdadeiros cidadãos e ainda como auxiliar na socialização com outros jovens, com reflexos na vida familiar, escolar, na disciplina, no trabalho em grupo e no respeito, além de ser de suma importância no rendimento escolar e para que não se percam pelos caminhos tortuosos da vida.
A fim de apoiar, valorizar, preservar e fortalecer as nossas tradicionais Bandas de Música e incentivar esses jovens e seus demais integrantes, A Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, traz para Caxambu as oficinas “EnCantos de Minas”.
Ministradas por um seleto time de professores com ampla experiência em trabalhos com Banda de Música no Brasil e no exterior, as oficinas são inteiramente gratuitas e ocorrerão na modalidade presencial, com carga horária de 12h, nos dias 21 e 22 de janeiro, em Caxambu/MG.
Serão oferecidos cursos para os seguintes instrumentos:
– Flauta transversal – Prof. Daniel Della Savia
– Clarinete – Prof. Joel Barbosa
– Dinâmica do Ensino Coletivo – Prof. Joel Barbosa
– Saxofones – Prof. Christian E. Castillo;
– Trompete – Prof. Gabriel Angeli
– Trombone – Prof. Marcelo Bam Bam
– Bombardino e Tuba – Prof. Wilson Dias
– Percussão – Prof. Tom Zé Bortoloto
– Arranjo e Orquestração para Banda – Prof. Alexandre Daloia
– Musicalização para Educadores – Prof. Adriano Felício
– Lutheria: Padovani Music
– Regência: Maestrina Celina Charlier
Ao final, os alunos que concluírem a carga horária do curso receberão um certificado de participação.
Oficina “EnCantos de Minas” realizada em Caxambu, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2023.


O Clarinetista e Saxofonista Otávio Afonso Quartier Costa, iniciou seus estudos no ano de 1988 com o professor Omar Belico dos Reis. Estudou com Antônio Beccaro, Luis Fernando Ribeiro Rosa, Graham Griffthis, Walter (UFMG), Francesco Belli, Luis Afonso Montanha, Edmilson Nery, Vinícius Dorin, Proveta e Dilson Florêncio. Cursou clarineta erudita e saxofone popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Estudou regência com os maestros João Baptista, Jean Reis e com a maestrina Mônica Giardini. Participou também do II Festival Internacional de Verão de Poços de Caldas em 1992. Licenciado em música com habilitação em instrumento pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações-UNINCOR. Foi monitor do naipe de madeiras da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, músico fundador da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (OSPC). Participou de todas as edições do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas, destacando-se como solista da Orquestra Sinfônica do Festival. Atuou com diversos artistas nacionais e internacionais como Elba Ramalho, Peninha, The New York Jazz Trio, (trio de jazz do cineasta Woody Allen), Toquinho, Sérgio Reis e com o cantor Daniel. Participou do VII ENCONTRO NACIONAL DE CLARINETISTAS no Memorial da América Latina em São Paulo como solista convidado frente à Banda Sinfônica Jovem do estado de São Paulo. Atuou como regente convidado frente à Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas e Banda Sinfônica do Festival Música das Montanhas. Trabalhou como educador musical no projeto Guri nos polos de Vargem Grande do Sul, Espírito Santo do Pinhal e São Sebastião da Grama. Atualmente ocupa a cadeira de primeiro clarinetista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (OSPC), solista do Trio Chorinho Sulfuroso, integrante do Grupo de Câmara Vivace, professor de clarineta e saxofone da escola Vivace Movimento Artístico e Musical, professor de saxofone e clarineta do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani de Poços de Caldas, professor de clarineta e música de câmara do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí polo avançado de São José do Rio Pardo, atua desde 2010 como professor assistente de saxofone no Festival Música nas Montanhas tendo ministrado aulas e workshops ao lado de Dilson Florêncio, Nailor Proveta, Roberto Sion e Elery Ann Evans abrangendo repertório popular e erudito, spalla, chefe de naipe e solista da Banda Sinfônica do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani de Poços de Caldas, clarinetista e regente adjunto da Banda Municipal Maestro Azevedo de Poços de Caldas, além de seu atelier particular. Profissional convidado do Festival Internacional Música no Pampa na cidade de Bagé, RS. Também é spalla na Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre.
Daniel Della Savia é Mestre em Música – Performance Musical pela UFMG orientado pelo prof. Maurício Freire e Bacharel em Música – Flauta Transversal pela UEMG na classe do prof Fernando Pacífico. Nos diversos cursos e festivais dos quais participou, teve a oportunidade de ter aulas com professores como Fenwick Smith, Phillip Boucly, Renato Axelrud, Odette Ernest Dias, Antônio Guimarães e Sérgio Barrenechea. Como camerista, apresentou-se em várias séries de concertos de Minas Gerais, no Encontro Internacional de Compositores e Intérpretes Latinoamericanos, em outros estados e no exterior. Nos encontros internacionais de flautistas promovidos pela ABRAF já atuou como professor, como palestrante do evento científico e apresentando-se em recital. Colaborou também como professor, em recital e na organização dos encontros de flautistas “Flautas Gerais”. Trabalhou como professor do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, onde lecionou especialmente flauta transversal e História da Música. Foi professor também do Conservatório Villa-Lobos de Barbacena e do curso Técnico em Música do Pronatec, além de ministrar masterclasses e oficinas em outros festivais e minicursos como no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Projeto Bandas promovido pelo Estado de Minas e Festival EnCantos de Minas. Paralelamente, leciona no Conservatório Estadual de Música de São João del Rei e coordena o Coral de flautas Flautear voltado para a prática em conjunto de flautistas em todos os estágios de desenvolvimento. Desenvolve intensa atividade como professor desde 2002, tendo colaborado na formação de vários flautistas que seguiram sua trajetória musical no meio acadêmico, no meio militar e em outras atividades artísticas.
Joel Barbosa iniciou seus estudos de clarineta na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba e graduou-se pelo Conservatório de Tatuí e UNICAMP. Foi premiado com bolsas da Fundação Vitae, CNPq e CAPES, através das quais obteve os graus de mestrado e doutorado em clarineta pela University of Washington, onde estudou com William McColl e William (Bill) O. Smith. Obteve a primeira colocação no VIII Concurso Jovens Instrumentistas, Piracicaba-SP, e, com o grupo Janela Brasileira, recebeu os prêmios “Copene Cultura e Arte” e “Rumos Itaú Cultural”. Apresentou-se como solista e camerista no Brasil, EUA, Alemanha, Áustria e Colômbia, participando de estreias de diversas obras, algumas dedicadas a ele por compositores brasileiros, estadunidense, japonês e alemão. O Eastsideweek (WA, EUA) escreveu que “ele se apresentou com estilo”, e o Journal American (WA, EUA) que “sua apresentação teve toque de autenticidade.” Tem atuado como clarinetista e regente de banda de música em diversos grupos e festivais. Atualmente, é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Como pesquisador, trabalha com temas relacionados à clarineta e educação musical com instrumentos musicais e tem apresentado trabalhos em congressos no país e exterior. Foi membro da comissão para Community Music Activities da International Society for Music Education (ISME). Além disso, desenvolve trabalhos de extensão relacionados a projetos sociais em comunidades diversas.
Nascido em Bogotá, Colômbia, iniciou seus estudos musicais na ISB Lasalle. Estudou no programa preparatório de música da ASAB, Academia Superior de Artes de Bogotá. Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Javeriana. Licenciado pela Universidade Metropolitana de Santos-Brasil e pós-graduado em regência de orquestra pela Faculdade de Ciências da Educação do Caparaó no estado do Espírito Santo-Brasil. Membro da World Association of Marching Show Bands desde 2003. O Sr. Castillo liderou várias iniciativas para fortalecer bandas no continente. Participou de vários eventos oficiais desde 2004 no Brasil, Colômbia, Venezuela e Uruguai como conselheiro de bandas e jurado de concursos. Também participou das iniciativas nos campeonatos sul-americanos em Manizales – Colômbia, 2007 e Atibaia-Brasil, em 2012. Tem experiência em eventos internacionais em todo o mundo como participante do WMC 2009 (Holanda), com a Fanfarra Municipal de Atibaia Brasil (FAMA) e os campeonatos mundiais de 2014 e 2015 com a Fanfarra Municipal de Taubaté-Brasil (FAMUTA) e a Banda Municipal de Bragança Paulista. Participou como jurado em eventos oficiais na América do Sul, Europa e Ásia. Campeonato Sul-Americano em Taubaté-Brasil, 2004, Campeonato Mundial Taubaté-Brasil, 2005, Campeonato Brasileiro Macaé-Brasil, 2006, Chamapionship Sul-Americano Manizales-Colômbia, 2007, Campeonato Mundial Postdam-Alemanha, 2010, Campeonato Nacional Sibaté-Colômbia, 2011, 2012, FIBM Malgrat de Mar Espanha, 2013, Bandas de Montevidéu-Uruguai, 2015, Brasil Music Contest 2016, 2017, Asian Junior Marching Band Championship-Malaysia, 2018, Eventos virtuais: Independence Day Parade, Malaysia, 2020, Virtual International Championship, Malaysia, 2020. Atualmente é professor de Clarinete na iniciativa “Projeto GURI” da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e fundador da “Escola de Música Christian Castillo” em Caçapava/SP-Brasil. Também é assessor e arranjador de várias bandas em Colômbia e Brasil. É membro na Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre, como sax-alto.
Licenciado em Música pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR/Três Corações – MG), natural de Poços de Caldas, iniciou seus estudos em 1998 na Banda “Infanto-Juvenil” de Poços de Caldas, com o Prof. Maestro Miguel de Brito. Em 2006 ingressou no Conservatório de Tatuí – Polo Avançado de São José do Rio Pardo, onde se formou na classe de trompete do Prof. Juliano M. Barreto no ano de 2013. Ainda em 2013, ingressou no Curso de Difusão Cultural na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP/São Paulo, sob as orientações do Prof. Dr. Sérgio Cascapera onde permaneceu até 2016. Participou de renomados festivais como Projeto Pró Bandas; Festival Música nas Montanhas; VI Curso de Férias do Conservatório de Tatuí; Festival Internacional Música nos Pampas, Festival Internacional Música na Serra, onde participou de master-classes com os professores: João José Xavier da Silva (Conservatório de Tatuí/SP); Carlos Sulpicio (USP/SP); Fernando Dissenha e Marcelo Mattos (OSESP); Koradin Groth (Filarmônica de Berlim); Mark Clodfelter (University of Kentucky/EUA); Jason Bergman (University of North Texas/EUA). Como músico, atuou na Banda Maestro Azevedo e Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas; Orquestra Sinfônica de Pouso Alegre; Banda Filarmônica Cardeal Leme; Orquestra Comunitária da UNICAMP; Orquestra e Banda Jovem do Conservatório de Tatuí. Foi solista junto às orquestras acadêmicas do festival Música nas Montanhas, Festival Música na Serra e Festival Música nos Pampas. Foi membro do Quinteto de Metais Jive for Five, além de ter sido semifinalista do Programa Prelúdio da TV Cultura em 2015. Atualmente é professor da classe de trompete no Conservatório Municipal Antônio Ferrucio Viviani de Poços de Caldas – MG, educador de metais do Projeto Guri em Vargem Grande do Sul – SP, trompetista da Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Poços de Caldas e da Banda Filarmônica do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre.
Estudou no Conservatório Musical de Tatuí, tendo como professor Gilberto Gagliardi com quem fez também o curso de aperfeiçoamento. Marcelo Bam Bam desempenha importante trabalho no cenário musical brasileiro e internacional com participação em renomados festivais de musica ministrando palestras e como solista. Apresentou-se nos EUA, Espanha, Peru e nas mais importantes salas de concerto de nosso Pais. Atualmente integra o Corpo Docente do Conservatório Musical de Tatuí, é Monitor do Naipe de Trombone da Orquestra Sinfônica do Conservatório Musical desta cidade, Primeiro Trombone Solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Primeiro Trombone da Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre e Clinician de Trombone da Yamaha Musical do Brasil. Marcelo Bam Bam é considerado um dos mais habilidosos trombonistas da atualidade. Estudou no Conservatório de Tatuí e contou com uma formação erudita. Ainda assim, o músico já teve diversas incursões pela música popular, tendo trabalhado com artistas como Emilio Santiago e Leila Pinheiro. Também realizou concertos junto à Orquestra Bachiana Filarmônica, comandada pelo pianista João Carlos Martins.
Estudou flauta transversal com João Dias Carrasqueira. Harmonia, arranjo e orquestração com: Moacir Santos, Nelson Ayres, Roberto Sion e Cláudio Leal Ferreira. Atuou na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo por 27 anos como flautista, arranjador e compositor. Escreveu para algumas das principais orquestras do país, entre elas: Orquestra sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Sopros de Caxias Do Sul, Orquestra Guarulhos Sinfônica, Banda Sinfônica do Recife. É membro fundador da Banda Paralela e integrante da Camerata Almai.
Doutorando em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, atualmente coordena o Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Sorocaba – SP, também é professor do Conservatório de Tatuí, Conservatório de Salto e do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de artes da UNESP ( bolsa docência 2.Sem. 2022).
Adriano Felício realiza diversas apresentações (violonista ou regente), assina diversos arranjos e composições, principalmente voltado para a Prática Musical em Conjunto (infantil).
Primeiro bacharel em eufônio do Brasil, solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1995. O Maestro Wilson tem sido convidado a participar em diversos cursos e festivais nacionais e internacionais, apresentando-se em várias partes do mundo e em grandes orquestras, como: OSESP, OFMG, Banda Sinfônica de La Ciudad de Santa Fé, na Argentina, Banda Sinfônica da Policia Militar do Rio de Janeiro e Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Tom Zé Bortoloto é natural de Jacutinga, MG, onde iniciou seus estudos musicais de bateria e percussão aos dezesseis anos com Luiz Carlos Morgili. É bacharel em música com habilitação em Bateria pela Faculdade de Música Carlos Gomes em São Paulo, na classe do Professor Ronaldo Palleze. Licenciado também em música pela Universidade Vale do Rio Verde em Três Corações; pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Unig, Arte em Educação pela Finon, Educação Musical e Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade Única da Ipatinga. Participou dos Festivais de Inverno em Tatuí nos anos de 1998 e 1999 tendo aulas com Luiz Marcos Caldana, Carlos Tarcha, Rui Carvalho e Javier Calvino; no Festival Ritmos da Terra com Guello e no Festival Música nas Montanhas com Carlos Tarcha. Foi chefe do naipe de percussão da conceituada Banda Filarmônica Cardeal Leme de Espírito Santo do Pinhal, SP, durante seis anos, onde conquistou vários títulos estaduais e nacionais. Também como chefe de naipe, atuou na Banda Sinfônica da Unicamp (Unibanda) por seis anos sob a orientação dos Professores: Carlos Lima, Glória Pereira da Cunha e Fernando Hashimoto. Lecionou Bateria no curso técnico do Conservatório Estadual de Pouso Alegre, MG por 4 anos e na Universidade Vale do Rio Verde, Unincor, por 6 anos. Na Rede Claretiano de Educação, foi tutor on-line por dois anos e elaborou o material didático da disciplina: Percussão como Instrumento Musicalizador. Com diversos cursos de especialização em bateria, percussão popular e sinfônica, hoje reside em Poços de Caldas onde é professor de bateria e percussão popular do Conservatório Musical Municipal de Poços de Caldas; professor de percussão sinfônica e orientador do grupo de percussão do Conservatório de Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, em São José do Rio Pardo, SP; Membro da Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, Chefe do naipe de percussão da Banda Sinfônica do Conservatório de Poços de Caldas e também da Camerata da mesma instituição. Possui vasta experiência em shows, bailes, concertos e gravações em estúdio e ao vivo, trabalhando e transitando por vários estilos e segmentos musicais, como música mineira, rock progressivo, pop rock, MPB, jazz, fusion, etc. Acompanha atualmente o cantor mineiro Alex Duarte no premiado espetáculo “Cancionêro dos pé de Minas”; é baterista da banda de rock progressivo “Recordando o Vale das Maçãs”, percussionista da “Orquestra de Câmara Vivace” e baterista do quinteto de metais “Jive for Five”. É músico patrocinado pela marca de pratos Orion Cymbals, peles Luen Drum Heads e Hot Line Bags. Com a “Cia. De Teatro Conscious Dementia” foi congratulado com o Prêmio Benigno Gaiga, da cidade de Poços de Caldas em 2014, pelo espetáculo: Liberdade, liberdade, de Millôr Fernandes.
Atua nas seguintes áreas:
➢ Fabricação de acessórios para instrumentos musicais de sopro.
➢ Assistência técnica para instrumentos musicais de sopro de metal.
➢ Escola para luthiers de metais.
A empresa foi fundada por Marcos Padovani que trabalha como luthier de metais desde 2002. Marcos Padovani estudou a luteria com vários professores, sendo alguns deles Martin Lechner (Áustria), Vincent Liaudet (Suíça) e Jorge Cerdas (Chile). Fez alguns treinamentos na Yamaha Musical do Brasil com
o patrocínio da Associação Luthiers do Brasil (ALB).
É instrutor nos Seminários internacionais Latino Americanos (ALL) desde 2020. É membro e instrutor da Associação Luthiers do Brasil. Matheus Padovani, filho de Marcos, é técnico em usinagem CNC, industrialização, e estudante de mecatrônica. Atualmente é sócio e gerente comercial e administrativo da Padovani Music.
A Padovani Music atualmente tem 6 funcionários e sua área de fabricação tem aproximadamente 400 mts quadrados, com setores de desenho técnico, usinagem, polimento, acabamento superficial, luteria, estoque e atendimento.
Até novembro de 2022 os produtos Padovani Music são exportados para 40 países e possui lojas representantes em 3 continentes. Artistas nacionais e internacionais atestam a qualidade, autenticidade e inovações que seus produtos
oferecem.
Para mais informações acesse nossos sites ou agente uma visita:
www.padovanimusic.com
www.padovanimusic.co.uk
Rua Dino Bordini, 109 – Parque industrial – Itu/ SP – Brasil
CEP 13.309-672
Tel. 11-2715-8160
Regente, flautista e arranjadora, paulistana radicada em Nova York há 24 anos. PhD em Flauta pela New York University, onde lecionou durante 18 anos. Criou o departamento de música e o programa de música da primeira universidade global do mundo, a NYU Abu Dhabi, com alunos de mais de 100 países. Na NYUAD, a Maestrina criou mais de 15 grupos instrumentais, vocais e mistos da NYUAD que regeu durante 5 anos consecutivos, dirigindo nesta ocasião mais de 50 concertos nos Emirados Árabes Unidos e região. Mantém intensa carreira internacional, apresentando-se nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Uruguai, México, França, Suíça, Malta, Itália, Índia, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos. Regente-fundadora de uma das orquestras do NYU Center for Music Performance (2003-2006), regente convidada de várias orquestras americanas em NY e na região do tri-state-area. Regeu as 3 orquestras de cordas do Conservatório de Tatuí em 2018 (por ocasião do seu ano sabático). Após atuar simultaneamente como solista e regente à frente de muitos grupos, incluindo o seu grupo de Sopros Blue Cat (Nova York, 2001-2011), Celina criou em 2019 uma camerata de cordas, a Camerata Charlier, à qual imprime sua assinatura musical como solista e regente. Dos inúmeros trabalhos com banda sinfônica, como regente, solista e professora, vale destacar seus workshops para o programa de bandas da Tulane University (um dos mais renomados programas de banda sinfônica e marching band dos Estados Unidos, com participação nas aberturas de jogos esportivos e nos desfiles de “Mardi Gras” (terça-feira de carnaval) em New Orleans, Louisiana.
Celina Charlier chegou nos Estados Unidos em 1999, já com uma carreira consagrada como flautista. Venceu inúmeros concursos internacionais para solista em Nova York e, a partir da liderança como flautista, Celina foi convidada a estudar com dois grandes regentes, acompanhando os ensaios de seus grupos profissionais em Nova York como assistente, e a partir de 2003 abraçou a regência profissionalmente. A vasta experiência de tocar por muitos anos em orquestra, banda, música de câmara e como solista foi o melhor ponto de partida possível para aprender o que fazer à frente destas mesmas formações. Seus principais professores/mentores de regência foram o Maestro Barry Spanier (trompetista de formação e um dos maiores regentes de banda sinfônica e marching band dos Estados Unidos, que regeu a marching band de 2000 pessoas na abertura dos jogos olímpicos de Sidney, Australia) e o Maestro Jonathan Strasser, violinista, especialista em repertório erudito tradicional de orquestra sinfônica e o maior nome em regência de orquestras jovens dos Estados Unidos.